Tasquinhas “Sabores da Aldeia” : Valença do Minho Convida a Comer com Tradição

RIAS BAIXAS TRIBUNA / Vítor Salvadsor)

Os sabores da gastronomia tradicional de Valença serão os protagonistas do Festival Gastronómico “Sabores da Aldeia”, no fim de semana de 29 de abril a 1 de maio.
Os petiscos, os pratos emblemáticos, a doçaria e os vinhos de Valença convidam a uma viagem pelos sabores da genuína tradição gastronómica valenciana, preparados como, há séculos, de forma caseira.
Em petisco ou em prato será possível descobrir os sabores dos fumeiros, das muitas variedades de bacalhau, do carneiro e cabrito no forno, da lampreia, da carne de porco em rojões ou no espeto, do Caldo Verde de Valença, uma das 7 maravilhas gastronómicas de Portugal e tantas outras iguarias.
Na doçaria tradicional o destaque vai para as sopas secas, o arroz doce, as rosquilhas e os papudos, as rabanadas, o arroz doce, as filhoses e tantos outros sabores doces.
Comer bem, descobrindo os segredos das cozinhas dos nossos avós, será no Festival Gastronómico Sabores da Aldeia, um autêntico mostruário da gastronomia das aldeias valencianas. Receitas antigas que surgiram nas cozinhas fartas dos lavradores, apuradas pela experiência dos tempos de que resultaram pratos e petiscos singulares, tendo por base produtos locais.
Sabores da Aldeia é uma genuína festa gastronómica minhota onde não faltará a animação que estará a cargo do grupo de cordas 6tàs9, os Lucky Duckies e de um festival etnográfico com grupos da Eurocidade. Um trilho pedestre pela Fortaleza, arruadas de bombos e jogos tradicionais completarão o programa de animação.

A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença em colaboração com as juntas de freguesia e associações do concelho.