Encontro Bilateral Portugal – Espanha do Programa Erasmus na Eurocidade Tui-Valença


Presidenta da Câmara de Valença do Minho
A Eurocidade Valença-Tui está a ser o palco do Encontro Luso-Espanhol do programa europeu ERASMUS, entre 8 e 9 de março.
O conceituado programa europeu ERASMUS, do âmbito da educação, formação, juventude e desporto, reúne os seus responsáveis ibéricos, hoje, 8 de março, na Pousada de São Teotónio, em Valença e amanhã, 9 de março, na Área Panorâmica de Tui.
Em análise estarão as grandes linhas estratégicas a implementar na Península Ibérica, por este programa, entre 2014-2020. A reunião luso-espanhola contará com a presença de mais de 200 participantes, nestes dois dias de debates.
A sessão de abertura, na Pousada de São Teotónio, contou com a presença dos responsáveis ibéricos das agências nacionais do ERASMUS +, bem como técnicos e entidades dos dois países. O ato contou, também, com a presença do Presidente da Câmara de Valença, Jorge Salgueiro Mendes e do Alcalde de Tui, Enrique Gonzalez.
Para o Presidente da Câmara de Valença, Jorge Salgueiro Mendes, “o espírito do programa ERASMUS é o mesmo da Eurocidade, lançando pontes, reforçando a cidadania europeia e construido a Europa. Valença e Tui, desenvolvem há 5 anos um projeto de Eurocidade que é um exemplo de cooperação para a Europa e para o mundo”.
Valença é considerada, também, um exemplo de cooperação europeia, na área da Educação, no âmbito do programa ERASMUS, com o trabalho desenvolvido pela Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença e com o programa COMENIUS, com as iniciativas desenvolvidas pelo Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho.

A Eurocidade Valença Tui tem sido palco de um conjunto de conferências ibéricas, ao mais alto nível, em diversas áreas, debatendo o reforço das relações entre os dois países. Uma atração de reuniões ibéricas estratégicas que vem de encontro ao espírito e ao exemplo da cooperação que se desenvolve entre as cidades raianas de Valença e Tui.